terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vida e morte

Como o Império Romano nasceu, cresceu e foi derrotado

753 a.C. Segundo a tradição romana, a cidade foi fundada pelos gêmeos Rômulo e Remo em 753 a.C. A data, porém, coincide com os vestígios arqueológicos de um vilarejo criado por pastores e lavradores latinos.

509 a.C. Até então uma monarquia, os latinos de Roma a tornam uma república. Em 202 a.C., domina a cidade africana de Cartago e suas possessões nas Espanha e na Sicília, além de diversos reinos gregos.

58-44 a.C. Júlio César conquista a Gália e é declarado ditador perpétuo pelo senado, mas é morto. Após uma guerra civil, Otaviano vira imperador. Entre 27 a.C. e 14 d.C., ele consolida os domínios no Mediterrâneo.

116. Com Trajano, o império alcança sua extensão máxima: 6,5 milhões de km2, do norte da Inglaterra ao egito e partes do atual Iraque. O auge dura até o fim do século 3, quando revoltas militares e invasões de povos (chamados bábaros) começam a corroê-lo.

313. Constantino confere liberdade religiosa ao império. Cada vez mais próximo da Igreja cristã (foi batizado antes de morrer), lança as bases para transformar o cristianismo em religião ficial. Ele funda a nova capital, Constantinopla.

395. Ao morrer, o imperador Teodósio divide os domínios de Roma em Império do Ocidente (cuja primeira capital era Milão) e Império do Oriente (com capital em Constantinopla), governados por seus filhos Arcádio e Honório, respectivamente.

476. Rômulo Augústulo, último imperador do Ocidente, é deposto por Odoacro, chefe dos hérulos, povo de origem germânica, um dos vários que invadiram Roma. É o fim do controle romano na Europa Ocidental. O Império do Oriente cai apenas em 1453.

(fonte: AVENTURAS NA HISTÓRIA – O Apogeu de Roma-Riquezas e caos, palácios e favelas: como era o dia-a-dia na capital do maoir de todos os impérios/ Edição 62 SETEMBRO 2008. Reinaldo José Lopes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário