terça-feira, 15 de novembro de 2011

Tipos de romanos

Quem eram os personagens que circulavam pela efervescente capital do império

SENADOR. Só nobres tinham os melhores cargos no funcionlismo público. e ser membro do Senado (que chegou a ser a ter 1 000 homens) era a mais alta posição. Os senadores eram consultores do imperador e governavam as principais províncias.

ESCRAVO. Provinha de várias frentes: povos vencidos nas guerras de expansão, vítimas de tráfico nas fronteiras, filhos de escravos e crianças abandonadas ou vendidas por seus pais. mas Roma permitia que seus escravos comprassem a própria liberdade.

GLADIADOR. Os homens que lutavam entre si ou com animais eram estrangeiros capturados em guerras, criminosos ou livres em situação desesperadora. Ser gladiador era uma forma de buscar dinheiro e glória. Há indícios de que eles eram um tanto gorduchos.

MATRONA. As mulheres ricas tinham liberdade para visitar as amigas e podiam, com a ajuda de tutores homens, administrar seus próprios bens e até processar desafetos. As viúvas de classe alta, em especial, conseguiam escolher a dedo seus amantes.

SOLDADO. Ser soldado, na época da República, era restrito aos homens que possuíam terras. Mas, no império, as imbatíveis legiões aceitavam qualquer romano. embora a vida fosse brutal, para muitos era uma oportunidade de sair da pobreza.

COMERCIANTE. Os padeiros, açougueiros, tintureiros e taberneiros, entre outros, geralmente pertenciam às camadas mais pobres ou eram escravos libertos – trabalhar diretamente com o comércio era considerado indigno dos ricos.

(fonte: AVENTURAS NA HISTÓRIA – O Apogeu de Roma-Riquezas e caos, palácios e favelas: como era o dia-a-dia na capital do maoiro de todos os impérios/ Edição 62 SETEMBRO 2008. Reinaldo José Lopes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário