sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A pronúncia - Como se pronuncia hoje o latim?

A pronúncia do latim variou no curso de sua longa história. No século VI d.C. ela não era a mesma que no século I a.C. Da mesma forma, o português de hoje não se pronuncia mais como na Idade Média, nem mesmo como na época do descobrimento do Brasil.

Como se pronuncia hoje o latim?

a)  A Igreja Católica mantém  aproximadamente a pronúncia corrente entre os séculos V e VI de nossa era, mas com algumas modificações devida à influência do italiano (ae, oe = é, c e g antes de e ou i = ch ou tch ou dj; gn = nh, etc.).

b) No Brasil há uma pronúncia tradicional, que outra cousa não é que a adaptação ao latim das regras de ronúncia do português, com algumas pequenas modificações.
As vogais têm sempre timbre aberto.
O ditongo ae (também se escreve æ) = é, o ditongo oe (também se escreve œ) = ê: caelum = celum, poena = pêna.
O dígrafo ch se lê k: Achilles = Akilles.
O x e o z equivalem respectivamente a ks e dz: rex = reks, zona = dzona.
Os dígrafos ph, th, rh soam respectivamente como f, t e r: philosofia = filosofia, theatrum = teatrum, rheda = reda.
O u do grupo qu ou gu + vogal é sempre sonoro: qüem quem, argüi argui.
O grupo ti + vogal se lê ci, exceto se o acento recai sobre o mesmo ou se o t é precedido de s, t ou x: natio = nacio, mas hostium, Attius e mixtio se pronunciam como se escrevem.

c) As principais características da chamada pronúncia reconstituída, ou também restaurada, exatamente a que vem sendo adotada em escolas de todo o mundo, baseada em pesquisas recentes sobre os mais prováveis sons que os Romanos atribuíam a cada letra, embora não haja em alguns pontos uma uniformidade de opiniões. Essa pronúncia, chamada reconstituída, consiste em fazer ouvir todas as letras, aplicando as seguintes regras:

Os ditongos ae e oe pronunciam-se ai e ói, respectivamente.
O c tem sempre som de k.
O g soa ghe.
O h aspira-se levemente.
O s soa ss.
O v soa u.
O y tem som do u francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário